quinta-feira, 6 de março de 2014

Preparando Encontro com RUI MATOS!

No âmbito da Semana da Leitura, os alunos do 1º ciclo preparam, na Biblioteca Escolar, o encontro com o escritor Rui Matos, autor da coleção "O RAFA", .


Primeiro a Professora Bibliotecária falou do autor e da coleção, depois contou as aventuras do RAFA NO CIRCO e a seguir... 

Demos asas à imaginação!...
  • adivinha os animais...
  • palavras cruzadas...
  • desenhos...
    • um palhaço divertido?
    • ou um animal feito a partir de dois diferentes?
Que divertido!



terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Foi assim, a semana do AMOR!...

Durante a semana de 10 a 14 de fereveiro, o amor pairou no ar....


Primeiro foi a História da Tita:

"Avozinha", perguntou Tita um dia, "o que é o amor?"
"O amor?", riu-se a avozinha.
"Oh, isso é fácil, Tita! Vem dar um passeio comigo e vais perceber logo o que é!"

Depois a História do Sapo apaixonado...

O Sapo anda preocupado com a saúde: tem o coração a bater depressa demais. A Lebre diz que ele deve estar apaixonado — mas por quem?
(...)


No final, construímos um coração com uma folha de papel e escrevemos uma mensagem! 





segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Esta semana comemoramos O AMOR!....

São Valentim :)

Uma história de Reis... para os mais pequeninos.




"Era uma vez... uma estrelinha amarela, amarelinha que brilhava no céu. Um dia, o Rei do Mundo decidiu que a queria só para ele. Pulou, subiu a um escadote e voou num avião... Tanto insistiu que a conseguiu agarrar nas suas mãos papudas. Mas... as estrelas são mágicas e vão dar uma grande lição ao Rei do Mundo."


Uma história de Reis... e depois uma experiência nova: o jogo das diferenças no Quadro Interativo Multimédia (QIM). 
Uma emoção!


A educadora Micas levou os seus meninos à Biblioteca Escolar

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Quem esteve na Biblioteca, hoje?

Hoje, foi um dia em cheio!
De manhã, os alunos do 4º ano preferiram fazer jogos, estar no computador e ler de forma autónoma. À tarde, os alunos do 3º ano ouviram uma história e fizeram um desenho.
Claro que houve tempo para a requisição domiciliária!

Alunos da Prof. Luísa - 4º ano de escolaridade

Alunos da Prof. Goreti - 3º ano de escolaridade

A Princesa Santinha

Era uma vez uma princesa tão sossegada que lhe chamaram Santinha. O rei, inicialmente, sentia-se muito orgulhoso com isso. No entanto, com o passar do tempo, ficou aborrecido e começou a pensar que não era completamente normal a princesa ser assim tão sossegada.
Então, um dia, resolveu chamar a fada Grandesideias....

...queres recontar o resto da história?

O que queres desenhar?  a princesa bonita como o amor? ou a fada sorridente?

Desenhos dos alunos do 3º ano.







quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Uma visita com história... Uma História Redonda!




Esta semana é a vez dos meninos do pré-escolar visitarem a biblioteca e ouvirem uma história encantada.... melhor dizendo, uma história redonda.

Redonda? Sim, porque começa e acaba... na Biblioteca. Não é fantástico!