quinta-feira, 10 de abril de 2014

Aproveitando a pausa letiva de Páscoa...


Aproveitando a pausa letiva da Páscoa, procedemos à conclusão da introdução dos registos dos fundos documentais na base bibliográfica, a fim de permitir a gestão totalmente automatizada da coleção, pois prestar o melhor serviço aos nossos pequenos utentes é o nosso principal objetivo....

Enquanto não voltamos às nossas atividades... 
Desejamos a toda a comunidade escolar 
uma Páscoa Feliz!



terça-feira, 1 de abril de 2014

Chegou a Primavera!

Embora ainda esteja frio e chova, o calendário assinalou a chegada da primavera. Por isso, os meninos do pré-escolar ouviram, esta semana, a história "O Jardim de Flores" da coleção Winnie the Pooh.
Winnie decide anunciar a primavera a todos os seus amigos da floresta, porque o bosque enche-se de flores de todas as cores e de muitos ninhos fofinhos! 
A seguir, Winnie tem uma ideia! Com a ajuda do Piglet, do Igor e  do Coelho constrói um belo jardim para atrair as abelhas que lhe irão fornecer o mel de que ele tanto adora.
Como os amigos são o melhor do mundo, há que partilhar com eles o melhor que temos. Assim, WInnie e os seus amigo reúnem-se no jardim florido para saborear o doce e dorado mel.

Trabalhos das crianças da Educadora Micas
(Pintar, cortar e colar)

terça-feira, 18 de março de 2014

Momento fantástico com o escritor Rui Matos

Depois de ler algumas histórias do Rafa, chegou finalmente o momento de conhecer o autor destas empolgantes aventuras!
A motivação para a leitura veio pela mão do escritor que falou dos primeiros livros que leu e dos autores que o inspiraram na infância e na adolescência.
Depois, quisemos saber tudo...tudo...tudo! 
Soubemos que Rui Matos escreveu o seu primeiro livro para estimular a sua filha que não gostava de ler... e que foi assim que começaram as fabulosas aventuras do Rafa, da sua irmã, Joana, e do melhor amigo, Dani.
Para terminar em beleza, nada como ficar com uma doce recordação... uma dedicatória bem personalizada no livro que irá, certamente, enriquecer a "estante" das boas memórias de infância!



quinta-feira, 6 de março de 2014

Preparando Encontro com RUI MATOS!

No âmbito da Semana da Leitura, os alunos do 1º ciclo preparam, na Biblioteca Escolar, o encontro com o escritor Rui Matos, autor da coleção "O RAFA", .


Primeiro a Professora Bibliotecária falou do autor e da coleção, depois contou as aventuras do RAFA NO CIRCO e a seguir... 

Demos asas à imaginação!...
  • adivinha os animais...
  • palavras cruzadas...
  • desenhos...
    • um palhaço divertido?
    • ou um animal feito a partir de dois diferentes?
Que divertido!



terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Foi assim, a semana do AMOR!...

Durante a semana de 10 a 14 de fereveiro, o amor pairou no ar....


Primeiro foi a História da Tita:

"Avozinha", perguntou Tita um dia, "o que é o amor?"
"O amor?", riu-se a avozinha.
"Oh, isso é fácil, Tita! Vem dar um passeio comigo e vais perceber logo o que é!"

Depois a História do Sapo apaixonado...

O Sapo anda preocupado com a saúde: tem o coração a bater depressa demais. A Lebre diz que ele deve estar apaixonado — mas por quem?
(...)


No final, construímos um coração com uma folha de papel e escrevemos uma mensagem! 





segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Esta semana comemoramos O AMOR!....

São Valentim :)

Uma história de Reis... para os mais pequeninos.




"Era uma vez... uma estrelinha amarela, amarelinha que brilhava no céu. Um dia, o Rei do Mundo decidiu que a queria só para ele. Pulou, subiu a um escadote e voou num avião... Tanto insistiu que a conseguiu agarrar nas suas mãos papudas. Mas... as estrelas são mágicas e vão dar uma grande lição ao Rei do Mundo."


Uma história de Reis... e depois uma experiência nova: o jogo das diferenças no Quadro Interativo Multimédia (QIM). 
Uma emoção!


A educadora Micas levou os seus meninos à Biblioteca Escolar