segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O Dia do Bolinho no Centro Escolar de Monte Redondo

O Dia do Bolinho foi preparado com antecedência para que tudo estivesse pronto a tempo.
Primeiro recolhemos e compilámos receitas, depois selecionámos uma delas, a que nos pareceu a mais apetitosa, para confecionar na escola. Cada turma decorou, a seu gosto, umas saquinhas que ficaram simplesmente maravilhosas, prontas para pedir o "Pão por Deus"!... Até que chegou o tão esperado dia de amassar o bolinho.

Com os ingredientes que cada um combinou trazer, começaram as tarefas de raspar o limão, descascar as nozes, misturar a farinha, o açúcar e os ovos.... bem... tanta coisa para fazer!

Com muita alegria, alunos e professores amassaram a farinha e prepararam as broas para o forno, muito compenetrados da sua importante missão.... 
                                                                                      dar continuidade à tradição!
                                                                                         

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Pequenos utilizadores da Biblioteca Escolar...como gente crescida...Quanta emoção!

Esta semana, é a semana azul. Os meninos do pré-escolar vêm ouvir uma históra na Biblioteca Escolar e depois escolhem cuidadosamente um livro para levar para casa nas suas lindas pastinhas coloridas.
Para a requisição domiciliária levam o marcador com o seu número de leitor e o livro escolhido... é só fazer uma fila muito bem organizada sob o olhar atento das educadoras e ...zás... já está!

Ouviram e recontaram a lenda de S. Martinho.... e depois, levaram um livro para casa... Quanta emoção!.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

No Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, 27 de outubro, a Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Monte Redondo recebeu animadoras da Biblioteca Municipal de Leiria que vieram contar histórias de monstros....
De manhã, foi o Cuquedo que pregou sustos aos mais pequenos. De tarde, foi a vez do Grufalão assustar os mais crescidos....
Veja como foi bem divertido o dia na Biblioteca Escolar!

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

O Cuquedo, um projeto muito assutador!

Neste primeiro período letivo, as crianças dos 3º e 4º anos de escolaridade estão a desenvolver um projeto, na Biblioteca Escolar, a partir da história O Cuquedo.

Esta semana foi a primeira sessão:  ouviram a história e depois dramatizaram-na. Para isso, tiveram de distribuir os papéis, constituíram-se as manadas... os hipopótamos, as zebras, os elefantes, as girafas e os rinocerontes e... o terrível Cuquedo, um animal muito assustador, que prega sustos a quem estiver parado no mesmo lugar!...

Depois, chegou a hora de cada grupo escolher as características do seu Cuquedo... tudo ao pormenor!...

Em breve continuaremos este projeto.... na próxima sessão. Acompanhe os acontecimentos!


sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Muitos dentinhos de leite... na biblioteca escolar!

Na semana de 13 a 17 de outubro, os mais pequenosaprenderam a ter mais cuidados com a sua higiene oral.

Ouviram a história do Kiko, um dentinho de leite que não estava contente porque vivia na boca do Tomás que não gostava de lavar os dentes.... Claro que acabou por ir ao dentista para tratar de uma cárie.


Depois de ouvir e recontar a história, puderam escolher um livro para levar para casa.
Requisitar um livro como gente crescida... Que emoção!

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Recomeçar.... um novo ano letivo!

Aqui estamos nós de novo, na Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Monte Redondo, para mais uma ano letivo cheio de novas aprendizagens e de boas surpresas!

Depois de um árduo trabalho de tratamento dos fundos documentais e de termos todos os livros devidamente organizados nas estantes com os seus respetivos códigos de barras, chegou o momento de começar a receber os meninos e as meninas na Biblioteca Escolar.

Esta semana é a semana azul, na próxima semana será a semana rosa... atenção, não tem nada a ver com os géneros feminino e masculino! Brevemente explicaremos!... :-)

Não deixe de acompanhar as nossas atividades, aqui, ao longo do ano.
Um bom ano letivo a todos!



terça-feira, 6 de maio de 2014

O que não tem preço?... ou....O que mais gostas?


Esta semana os meninos do pré-escolar ouviram a história "O Valor da Amizade" e descobriram que há coisas que não têm preço! 

O que não tem preço para ti?

Foi a esta pergunta que os mais pequeninos deste Centro Escolar, os meninos da Educadora Prazeres,  tentaram responder na forma de um desenho, depois de uma árdua reflexão!