segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Dia Nacional do Pijama!

O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de Novembro e já é o terceiro ano que este projeto é comemorado no nosso jardim de Infância do Centro Escolar de Monte Redondo.
Este projeto consiste em três componentes: A componente Lúdica a componente Educativa e a componente Solidária.
Aderir a este projeto tem como principal objetivo convidar as crianças a realizar a sua missão de solidariedade.
Desde pequenas, aprendem, assim, os valores de amizade da partilha, ajudando a causa: «uma criança tem direito a crescer numa família».
Das várias atividades realizadas uma delas consistiu em construir uma casa mealheiro para levar para casa com a finalidade de angariar donativos para ajudar outras crianças.
O livro deste ano “O menino que não sabia brincar” transmitiu muitos valores e agradou de forma muito positiva, porque as principais personagens já eram conhecidas das histórias anteriores e tambem porque um dos principais valores abordados foi o nucleo familiar.

Atividades realizadas:

- Leitura da história de forma compassada
- Atividades de expressão plástica
- Dramatização de uma história
- Audição do “Hino da Missão Pijama"
- Atividades lúdicas - BRINCAR.

As Educadoras


terça-feira, 18 de novembro de 2014

Um dia especial, na Biblioteca Escolar....

Um dia especial para os meninos do pré-escolar é o dia da Biblioteca Escolar!

Depois de ouvir uma história, chega o momento de escolher O LIVRO. Tratadas as formalidades da requisição, os livros são cuidadosamente guardados na maleta colorida, onde levam o precioso tesouro para casa.

Boas leituras.... com o pai ou com a mãe!


segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O Dia do Bolinho no Centro Escolar de Monte Redondo

O Dia do Bolinho foi preparado com antecedência para que tudo estivesse pronto a tempo.
Primeiro recolhemos e compilámos receitas, depois selecionámos uma delas, a que nos pareceu a mais apetitosa, para confecionar na escola. Cada turma decorou, a seu gosto, umas saquinhas que ficaram simplesmente maravilhosas, prontas para pedir o "Pão por Deus"!... Até que chegou o tão esperado dia de amassar o bolinho.

Com os ingredientes que cada um combinou trazer, começaram as tarefas de raspar o limão, descascar as nozes, misturar a farinha, o açúcar e os ovos.... bem... tanta coisa para fazer!

Com muita alegria, alunos e professores amassaram a farinha e prepararam as broas para o forno, muito compenetrados da sua importante missão.... 
                                                                                      dar continuidade à tradição!
                                                                                         

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Pequenos utilizadores da Biblioteca Escolar...como gente crescida...Quanta emoção!

Esta semana, é a semana azul. Os meninos do pré-escolar vêm ouvir uma históra na Biblioteca Escolar e depois escolhem cuidadosamente um livro para levar para casa nas suas lindas pastinhas coloridas.
Para a requisição domiciliária levam o marcador com o seu número de leitor e o livro escolhido... é só fazer uma fila muito bem organizada sob o olhar atento das educadoras e ...zás... já está!

Ouviram e recontaram a lenda de S. Martinho.... e depois, levaram um livro para casa... Quanta emoção!.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

No Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, 27 de outubro, a Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Monte Redondo recebeu animadoras da Biblioteca Municipal de Leiria que vieram contar histórias de monstros....
De manhã, foi o Cuquedo que pregou sustos aos mais pequenos. De tarde, foi a vez do Grufalão assustar os mais crescidos....
Veja como foi bem divertido o dia na Biblioteca Escolar!

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

O Cuquedo, um projeto muito assutador!

Neste primeiro período letivo, as crianças dos 3º e 4º anos de escolaridade estão a desenvolver um projeto, na Biblioteca Escolar, a partir da história O Cuquedo.

Esta semana foi a primeira sessão:  ouviram a história e depois dramatizaram-na. Para isso, tiveram de distribuir os papéis, constituíram-se as manadas... os hipopótamos, as zebras, os elefantes, as girafas e os rinocerontes e... o terrível Cuquedo, um animal muito assustador, que prega sustos a quem estiver parado no mesmo lugar!...

Depois, chegou a hora de cada grupo escolher as características do seu Cuquedo... tudo ao pormenor!...

Em breve continuaremos este projeto.... na próxima sessão. Acompanhe os acontecimentos!


sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Muitos dentinhos de leite... na biblioteca escolar!

Na semana de 13 a 17 de outubro, os mais pequenosaprenderam a ter mais cuidados com a sua higiene oral.

Ouviram a história do Kiko, um dentinho de leite que não estava contente porque vivia na boca do Tomás que não gostava de lavar os dentes.... Claro que acabou por ir ao dentista para tratar de uma cárie.


Depois de ouvir e recontar a história, puderam escolher um livro para levar para casa.
Requisitar um livro como gente crescida... Que emoção!