segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

História coletiva: "A Helena Lava os Dentes"

Depois de ouvir a história "Kiko, o dentinho de leite", os alunos da professora Alda Marques criaram a sua própria história e ilustram-na.
Aqui fica o Podcast e o Livro destes ilustres autores




segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Dia Nacional do Pijama!

O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de Novembro e já é o terceiro ano que este projeto é comemorado no nosso jardim de Infância do Centro Escolar de Monte Redondo.
Este projeto consiste em três componentes: A componente Lúdica a componente Educativa e a componente Solidária.
Aderir a este projeto tem como principal objetivo convidar as crianças a realizar a sua missão de solidariedade.
Desde pequenas, aprendem, assim, os valores de amizade da partilha, ajudando a causa: «uma criança tem direito a crescer numa família».
Das várias atividades realizadas uma delas consistiu em construir uma casa mealheiro para levar para casa com a finalidade de angariar donativos para ajudar outras crianças.
O livro deste ano “O menino que não sabia brincar” transmitiu muitos valores e agradou de forma muito positiva, porque as principais personagens já eram conhecidas das histórias anteriores e tambem porque um dos principais valores abordados foi o nucleo familiar.

Atividades realizadas:

- Leitura da história de forma compassada
- Atividades de expressão plástica
- Dramatização de uma história
- Audição do “Hino da Missão Pijama"
- Atividades lúdicas - BRINCAR.

As Educadoras


terça-feira, 18 de novembro de 2014

Um dia especial, na Biblioteca Escolar....

Um dia especial para os meninos do pré-escolar é o dia da Biblioteca Escolar!

Depois de ouvir uma história, chega o momento de escolher O LIVRO. Tratadas as formalidades da requisição, os livros são cuidadosamente guardados na maleta colorida, onde levam o precioso tesouro para casa.

Boas leituras.... com o pai ou com a mãe!


segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O Dia do Bolinho no Centro Escolar de Monte Redondo

O Dia do Bolinho foi preparado com antecedência para que tudo estivesse pronto a tempo.
Primeiro recolhemos e compilámos receitas, depois selecionámos uma delas, a que nos pareceu a mais apetitosa, para confecionar na escola. Cada turma decorou, a seu gosto, umas saquinhas que ficaram simplesmente maravilhosas, prontas para pedir o "Pão por Deus"!... Até que chegou o tão esperado dia de amassar o bolinho.

Com os ingredientes que cada um combinou trazer, começaram as tarefas de raspar o limão, descascar as nozes, misturar a farinha, o açúcar e os ovos.... bem... tanta coisa para fazer!

Com muita alegria, alunos e professores amassaram a farinha e prepararam as broas para o forno, muito compenetrados da sua importante missão.... 
                                                                                      dar continuidade à tradição!
                                                                                         

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Pequenos utilizadores da Biblioteca Escolar...como gente crescida...Quanta emoção!

Esta semana, é a semana azul. Os meninos do pré-escolar vêm ouvir uma históra na Biblioteca Escolar e depois escolhem cuidadosamente um livro para levar para casa nas suas lindas pastinhas coloridas.
Para a requisição domiciliária levam o marcador com o seu número de leitor e o livro escolhido... é só fazer uma fila muito bem organizada sob o olhar atento das educadoras e ...zás... já está!

Ouviram e recontaram a lenda de S. Martinho.... e depois, levaram um livro para casa... Quanta emoção!.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

No Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, 27 de outubro, a Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Monte Redondo recebeu animadoras da Biblioteca Municipal de Leiria que vieram contar histórias de monstros....
De manhã, foi o Cuquedo que pregou sustos aos mais pequenos. De tarde, foi a vez do Grufalão assustar os mais crescidos....
Veja como foi bem divertido o dia na Biblioteca Escolar!

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

O Cuquedo, um projeto muito assutador!

Neste primeiro período letivo, as crianças dos 3º e 4º anos de escolaridade estão a desenvolver um projeto, na Biblioteca Escolar, a partir da história O Cuquedo.

Esta semana foi a primeira sessão:  ouviram a história e depois dramatizaram-na. Para isso, tiveram de distribuir os papéis, constituíram-se as manadas... os hipopótamos, as zebras, os elefantes, as girafas e os rinocerontes e... o terrível Cuquedo, um animal muito assustador, que prega sustos a quem estiver parado no mesmo lugar!...

Depois, chegou a hora de cada grupo escolher as características do seu Cuquedo... tudo ao pormenor!...

Em breve continuaremos este projeto.... na próxima sessão. Acompanhe os acontecimentos!