sábado, 14 de fevereiro de 2015

Aventuras literárias!...

Os alunos do 1º ciclo têm vindo a desenvolver um projeto de leitura integral, com vista à participação no Concurso Uma ventura Literária 2015.
Na biblioteca, fizeram uma roda grande para ler em voz alta e conversar sobre as leituras realizadas. (i) Os mais pequenos, dos 1º e 2º anos, trabalharam “O Leão e o Canguru”. Refletiram sobre as caraterísticas de cada um dos animais e fizeram um jogo divertido, baseado na observação de imagens. (ii) Os mais crescidos, dos 3º e 4º anos, deliciaram-se com a aventuras de dois primos, Matilde e Gonçalo e de uma Bruxa muito pouco convencional, bonita e simpática – “Os primos e a Bruxa Cartuxa”.
Depois, os mais novos dedicaram-se ao desenho, inspirando-se na cena preferida ou no seu animal preferido do livro “O Leão e o Canguru”; os mais velhos deram asas à sua imaginação, criando uma outra aventura para o Gonçalo e a Matilde mas, desta vez, num encontro bem divertido com a Fada Atarantada, prima da Bruxa Cartuxa.
Os melhores trabalhos serão selecionados para o Concurso “Uma Aventura Literária 2015”, nas modalidades de Desenho e Texto. No entanto, todos os trabalhos realizados serão alvo de uma exposição que servirá de pano de fundo para a receção de uma das autoras destas fantásticas aventuras.
Ana Maria Magalhães visitará a Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Monte Redondo, dia 19 de março, para uma conversa com todos os alunos do 1º ciclo e uma sessão de autógrafos.
É um momento muito esperado pela pequenada e que será, certamente, muito agradável!


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Uma história interativa para o pré-escolar!



Esta semana, as crianças do pré-escolar vieram à biblioteca escolar para ouvir a história "O Casamento da Gata" e participar em atividades interativas no Quadro Interativo Multimédia.

Que giro!


sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

É assim o nosso Cuquedo (3º ano)

Chegou a vez dos alunos do 3º ano, da profª Paula Antunes,  usarem toda a sua criatividade para descrever, ao pormenor, o Cuquedo... esse animal terrivelmente assustador... mas ao mesmo tempo tão querido e fofinho!... 

Seguiram a imaginação e a voz do coração... e o resultado é, simplesmente, fantástico!


quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

É assim o nosso Cuquedo (4º ano)

Depois de ouvir e dramatizar a História "O Cuquedo", os alunos do 4º ano usaram toda a sua criatividade para o descrever, ao pormenor.
A única certeza que tinham é que ele era um bicho muito assustador, que pregava sustos a todos os animais da floresta que estivessem parados no mesmo lugar... o resto ficou por conta da imaginação.

Veja como os alunos da profª Goreti Moinho imaginaram o Cuquedo...


 

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

História coletiva: "Uma Menina Feliz!"

Depois de ouvir a história "Kiko, o dentinho de leite", os alunos da professora Ana Cristina Domingues criaram a sua própria história e ilustram-na.
Aqui fica o vídeo com as ilustrações e a história contada pelos próprios!

É assim o nosso Cuquedo... (3º e 4º anos)

Depois de ouvir e dramatizar a História "O Cuquedo" os alunos da profª Cristina Costa imaginaram, em pequenos grupos, como seria esse estranho animal e escreveram o seu retrato. 
Trocaram os textos e desenharam o Cuquedo que outros colegas imaginaram. Era importante seguir criteriosamente a descrição!
Depois, chegou o momento de cada grupo identificar o seu Cuquedo a partir da leitura, em voz alta, do seu texto.
Momentos bem divertidos!


quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Uma semana com "sabor" a NATAL!

Nesta semana, com sabor a Natal, os meninos do pré-escolar e do 1º ano de escolaridade sonharam com a história "Ninguém dá prendas ao Pai Natal", de Ana Saldanha.




"(...) Estava na sua casa no Pólo Norte e seguia pela televisão a cerimónia do desembrulhar das prendas em todas as casas do mundo.
- Que pena que isto dá! - desabafou, enquanto uma lagriminha lhe deslizava pela face vermelhusca e se lhe ia dependurar da barba comprida.
- Ai que infeliz que eu sou! Ninguém dá prendas ao Pai Natal!(...)"



Desenhos dos alunos  do 1º ano, da prof. Luísa Nunes