sábado, 21 de março de 2015

Encontro com... Carlos Alberto Silva

No âmbito da semana da leitura tivemos a visita do escritor Carlos Alberto Silva. 
Foi no dia 17 de março que tivemos o privilégio de ouvir fantásticas histórias de encantar...  
O sonho e a magia invadiram, neste dia, não apenas o nosso Centro Escolar, mas também o Centro Escolar do Coimbrão e a EB1 com JI da Carreira.

Muito obrigada Professor Carlos Alberto Silva! Volte sempre!


quinta-feira, 12 de março de 2015

Uma história de bater palmas!

De quantas maneiras se pode bater palmas?...
Foi o que as crianças do pré-escolar do Centro Escolar de Monte descobriram na Biblioteca Escolar, esta semana, com a História "O Livro das Palmas" de Carlos Alberto Silva.
Na próxima terça-feira, dia 17 de março, terão oportunidade de ouvir muitas mais historias super interessantes como esta, mas da boca do próprio autor.
Estamos ansiosos!


sábado, 14 de fevereiro de 2015

O Carnaval na Floresta



"O Carnaval na Floresta", contada aos meninos e meninas do pré-escolar, é uma história bem a propósito da época festiva que se avizinha. 
Naquela floresta distante, havia um guarda florestal com muito boas ideias! Por que não convidar todos os animais para um baile de Carnaval? 
Depois vem o dilema do Caracol que não sabe como se disfarçar com aquela sua casa às costas e a Borboleta, muito convencida da sua beleza real... 
Mas, no fim, todos têm uma grande surpresa... afinal quem chama a atenção é o caracol, que parece um Sol!

Aventuras literárias!...

Os alunos do 1º ciclo têm vindo a desenvolver um projeto de leitura integral, com vista à participação no Concurso Uma ventura Literária 2015.
Na biblioteca, fizeram uma roda grande para ler em voz alta e conversar sobre as leituras realizadas. (i) Os mais pequenos, dos 1º e 2º anos, trabalharam “O Leão e o Canguru”. Refletiram sobre as caraterísticas de cada um dos animais e fizeram um jogo divertido, baseado na observação de imagens. (ii) Os mais crescidos, dos 3º e 4º anos, deliciaram-se com a aventuras de dois primos, Matilde e Gonçalo e de uma Bruxa muito pouco convencional, bonita e simpática – “Os primos e a Bruxa Cartuxa”.
Depois, os mais novos dedicaram-se ao desenho, inspirando-se na cena preferida ou no seu animal preferido do livro “O Leão e o Canguru”; os mais velhos deram asas à sua imaginação, criando uma outra aventura para o Gonçalo e a Matilde mas, desta vez, num encontro bem divertido com a Fada Atarantada, prima da Bruxa Cartuxa.
Os melhores trabalhos serão selecionados para o Concurso “Uma Aventura Literária 2015”, nas modalidades de Desenho e Texto. No entanto, todos os trabalhos realizados serão alvo de uma exposição que servirá de pano de fundo para a receção de uma das autoras destas fantásticas aventuras.
Ana Maria Magalhães visitará a Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Monte Redondo, dia 19 de março, para uma conversa com todos os alunos do 1º ciclo e uma sessão de autógrafos.
É um momento muito esperado pela pequenada e que será, certamente, muito agradável!


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Uma história interativa para o pré-escolar!



Esta semana, as crianças do pré-escolar vieram à biblioteca escolar para ouvir a história "O Casamento da Gata" e participar em atividades interativas no Quadro Interativo Multimédia.

Que giro!


sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

É assim o nosso Cuquedo (3º ano)

Chegou a vez dos alunos do 3º ano, da profª Paula Antunes,  usarem toda a sua criatividade para descrever, ao pormenor, o Cuquedo... esse animal terrivelmente assustador... mas ao mesmo tempo tão querido e fofinho!... 

Seguiram a imaginação e a voz do coração... e o resultado é, simplesmente, fantástico!


quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

É assim o nosso Cuquedo (4º ano)

Depois de ouvir e dramatizar a História "O Cuquedo", os alunos do 4º ano usaram toda a sua criatividade para o descrever, ao pormenor.
A única certeza que tinham é que ele era um bicho muito assustador, que pregava sustos a todos os animais da floresta que estivessem parados no mesmo lugar... o resto ficou por conta da imaginação.

Veja como os alunos da profª Goreti Moinho imaginaram o Cuquedo...